síntese: Vanessa Mariot Pedro
Este livro traz como reflexão, para pais e professores, como educar crianças e adolescentes, no mundo em que vivemos, sendo que temos que quebrar alguns paradgmas que nos envolvem para obtermos sucesso. Os dogmas que nós pais e professores trazemos de tempos que já passaram, muitas vezes “atrapalham” em uma educação para a vida, pois os tempos mudaram, e hoje vivemos em um mundo que evolui a cada dia e que esta passando por constantes pertubações.
A educação é um processo que, se bem-conduzido, produz pessoas íntegras, equilibradas, com senso de cidadania e de comportamento social aguçados e que determina o sucesso de uma família, de uma comunidade, de uma cidade, de um país e da própria civilização.
Como diz o autor “educar para a vida é preparar os filhos e os estudantes para assumirem sua própria existência”, escolas e entidades que trabalham pensando nisso com certeza formaram e educaram pessoas melhores e empreendedoras, para que possam atingir o seu maior potêncial.
Este livro nos mostra que estamos educando nossos filhos e alunos para enfrentar a vida, como se ela fosse algo a se vencer, e estamos esquecendo que educar vai além disso, vai além de apenas preparar alunos para o seu desempenho profissional, e sim de educar, ensinar, a ser feliz, para que que possam se sentir como pessoas verdadeiramente humanas e realizadas.
As pessoas veêm o mundo de formas diferentes, pois todos estamos inseridos em uma cultura, em uma dialética, ou até mesmo em costunes diferentes de outras familias, cabe a nós educadores ensinar e aprender a olhar essas diferenças nao como algo errado, e sim, algo a se aprender de novo, pois a estrutura que a nosso familia tinha ha alguns anos é diferente, daquela que temos com nossos filhos e alunos. “precisamos ajudar nossos filhos e alunos a enxergergarem suas próprias lentes” (pg. 20). Devemos ensinar a verem o mundo de uma maneira que nao se tornem arrogantes, que aprendam a ser honestos e a olhar suas próprias lentes e as lentes do mundo.
Devemos educar com disciplina, mas uma disciplina saudavel, nao podemos ser totalmente autoritarios, ou tentar moldar, ou torna-los nossos espelhos, devemos esinar nossos alunos e filhos a compreenderem seus proprios erros, a criarem suas próprias ideias e não apenas acreditar no que a maioria pensa e sim analisar situaçoes em que a falta de coerência entre as palavras e atitudes possam ser prejudiciais. Temos que ensinar a escolher seu proprio caminho, no entanto muitas vezes isso se torna um problema por culpa dos proprios pais e educadores, que exigem que esses individuos sigam um padrao, que leva como consequencia a conformidade.
Dar liberdade não significa deixar fazer o que quer, e sim oferecer escolhas, e esperar que a melhor delas seja escolhida com inteligencia, prudencia e responsabilidade, mas isso só podera acontecer se os pais e professores educarem seus fihos para a vida de modo que eles pensem por si mesmos, ou seja, ter o livre arbitrio de compreender as coisas de formas diferentes da nossa.
Devemos ensinar o caminho da verdade, nao da verdade absoluta, pois ai estaremos ensinando nossos filhos e estudantes a serem pessoas defensoras de dogmas utrapassados e sem sentido, e sim ensinar a busca da verdade honesta, onde nossas concepções, mudam a partir dos acontecimentos decorrentes na epoca que estamos vivendo. Se nós pais e professores conseguimos enxergar e praticar essas verdades então estamos prontos para educar para a vida, sem medo de estarmos errados, e ainda aprendendo com as concepçoes que nossos filhos e alunos que nos ensinam, pois a vida não é uma repetição de padroes.
Paulo E. Oliveira deixa claro quando fala que nfluenciamos na vida e na formação de nossos filhos e alunos, pois muitas vezes falamos sobre algo, que nós mesmos nao fazemos. Quando Descartes fala que devemos ensinar por partes para depois partir para o todo, podemos levar isso para a educação, não como algo positivo mais sim negativo. Nao podemos tratar a educação como partes, com compartimentos e sim como um todo. Entre professores trata-se da matéria que é dada, por ser em partes cada um pensa que a sua é melhor que a do colega e no entanto todas são de importancia igualitarias para a educação dos jovens. Ou seja o professor de ciencias pode estar despertando a sensibilidade para a leitura, no entando fazem parte de um todo.
Enfim a educação para a vida deve vir desde as creches, que muitas vezes substituem a familia. A base da vida de um cidadão está na formação do caráter, das emoções e da auto-estima. Sem isso, de nada adiantará facilitar o acesso à universidade mais tarde. A formação de base começa no primeiro dia de vida de um ser humano. Onde pais e professores fazem parte da vida de cada um de nós. Por isso temos que ficar atentos para que a educação seja, em primeiro lugar aquela que ensina realmnte, e principalmente ensina para a vida, vida essa que venha a ser com dignidade e responsabilidade.
Educar nunca é fácil
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