terça-feira, 9 de abril de 2013

TETRAEDRO

Por CAROLINE ANTUNES COMELI


Trabalho apresentado como requisito a disciplina de Matemática, da Escola de Educação Básica Samuel Sandrini orientado pela professora Vanessa Mariot Pedro.




 “ A parte que ignoramos é muito maior que tudo quanto sabemos".   (Platão)

INTRODUÇÃO
 

Este trabalho busca minudenciar o poliedro regular de Platão, aqui especificamente o Tetraedro esclarecendo dúvidas a fim do mesmo.
Este poliedro tem um grande significado dentre os outros poliedros platônicos, é considerado pai de toda a família, pois é através dele que são feitos os demais.
Na primeira parte apresentarei a importância desse sólido, o significado dele para a matemática, as formas geométricas e sua base triangular. Logo esclarecerei duvidas no questionário composto por respostas e para melhor compreensão acrescentei fotos desse poliedro.



1         TETRAEDRO    

    Trata-se de figuras geométricas formadas por três elementos básicos: vértices, arestas e faces. Um poliedro é considerado regular quando seu ângulo tem a mesma medida. É composto por um número finito de faces, cujos vértices são formados por três ou mais arestas em três ou mais dimensões e cada uma das faces é um polígono.    
    Somente os poliedros de Platão são sólidos cuja face é uma figura plana formada por três ou mais segmentos de reta que se unem dois a dois idênticos e qualquer que seja a face sobre a qual apoiar, sempre estará na mesma posição.
     Tetraedro é um solido criado por Platão, uma figura geométrica espacial que é formada por quatro triângulos eqüiláteros, ou seja, possuem lados iguais. O mesmo contem 4 vértices, 4 faces e 6 arestas. Por ser um elemento sólido e platônico o tetraedro é representante do elemento fogo (pois, segundo Platão o átomo do fogo teria a forma de um poliedro com 4 lados).
   O mesmo é considerado o pai de toda a família de poliedro, pois é a partir dele que são feito os demais. Lembrando que todo tetraedro é uma pirâmide de base triangular.
   O Tetraedro também pode ser chamado de ângulos poliédricos, pois ele possui quatro faces e quatro bicos iguais.
   Ele é um poliedro convexo, são convexos quando eles se encontram para o mesmo lado.




2         QUESTIONÁRIO


2.1     Porque os poliedros platônicos são chamados regulares?
 R: pois são polígonos que tem todos os lados de mesmo comprimento e todos os ângulos internos da mesma medida.


2.2       Represente ( faces, vértices e arestas) do seu poliedro utilizando relação de euler.

    v+f=a+2                v+f=a+2                  v+f=a+2               
    4+f=6+2                4+4=a+2                 v+4=6+2
    f=8-4                     a=8-2                      a=8-4
    face= 4                  aresta= 6                vértice= 4


2.3         Quem foi platão? E que justificativa tinha para denominar o poliedro que sua equipe sorteou?

Platão foi um filosófo grego (nascido em Atenas em 427 a.C.) e acima de tudo um admirador matemático, para ele os números eram a chave da compreensão do universo. Ele estabelecia uma relação muito grande entre os poliedros e as forças da natureza.

O sólido representa o fogo, porque para platão o átomo do fogo teria forma de quatro lados.

Figura do tetraedro regular 

Figura  planificada 

CONCLUSÃO

Em relação ao poliedro tive um grande aprendizado, pois além de saber o seu significado, e suas curiosidades, eu também aprendi sobre platão, suas invenções e a teoria quanto aos sólidos (poliedros regulares) que representam muito para a Matemática. Pude compreender a importância das medidas e o que cada uma delas representam.
Convém ressaltar que encontrei grandes dificuldades em decidir que material usaria para construi-lo, pois papel e plástico, eram materiais muito fáceis de manuzeá-los, e talvez teriam menos duração, enquanto que a idéia e deixa-lo em exposição para que outros possam observa-lo,então me senti desafiada a usar um material que tivesse um pouco mais de sofisticação e beleza.
                     Optei então pelo vidro, material este que veio unir a clareza do     sólido geométrico com a sofisticação de um material, que pode se transformar em um possível objeto de decoração.





REFERÊNCIAS




Um comentário: