Sabemos que os ângulos internos de um quadrilátero (regular ou irregular), somam-se em 360 graus, a dificuldade é mostrar para os alunos que isso é verídico.
Hoje ensinei meus alunos a trabalhar com o transferidor, alguns já sabiam e outros ainda tinham dificuldades, pois, este é um material que ainda é pouco usado em sala de aula. Primeiramente (juntos) construímos uma representação dos ângulos de 90, 180, 270 e 360 graus. Após desenhei um quadrilátero qualquer no quadro e perguntei a eles qual seria o ângulo do mesmo, imediatamente responderam que seria preciso medir com um transferidor para sabermos exatamente a medida. Então perguntei e a soma dos ângulos internos deste quadrilátero como podemos saber sem conhecer suas medidas?Então que se deu inicio a atividade, pedi para que eles usassem uma folha de revista (usada na escola para trabalhos), cortassem suas quatro pontas e a juntassem, como mostra as imagens abaixo:
Ao colarem as pontas, observaram que o ângulo teria o valor de 360 graus, e concluíram que a soma dos ângulos internos de um quadrilátero qualquer é de 360 graus.
Esta demostração parece simples, mas é grandiosa quanto a aprendizagem dos alunos, o ver, o concreto, o entender faz com que eles entendam e percebam o que é um ângulo.